Os alimentos ricos em vitamina c, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque combatem os radicais livres, que são prejudiciais quando estão em excesso no organismo, facilitando a instalação de algumas doenças. A vitamina c deve ser consumida regularmente porque este nutriente facilita a absorção do ferro no intestino, sendo particularmente indicada no tratamento contra a anemia. Além disso, a vitamina c facilita a cicatrização da pele e melhora a circulação do sangue, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose e pressão alta, por exemplo.
Lista De Alimentos Ricos Em Vitamina C
a tabela a seguir indica a quantidade de vitamina c presente em 100 gramas do alimento:
alimentos ricos em vitamina c quantidade de vitamina c acerola 941,1 mg pimentão amarelo cru 201,4 mg suco de laranja pure 73,3 mg caju 219,3 mg mamão papaia 82,2 mg kiwi 70,8 mg goiaba vermelha 80,6 mg limão 38,2 mg tomate cru com semente 21,2 mg tangerina poncã 48,8 mg manga palmer 65 mg laranja baía 57 mg brócolis cozido 42 mg couve flor cozida 23,7 mg repolho roxo refogado 40,5 mg batata doce cozida 23,8 mg morango 63,6 mg abacaxi 34,6 mg melancia 6,1 mg suco de limão pure 34,5 mg suco de abacaxi 20 mg
além disso, outros alimentos com vitamina c, embora em menor quantidade são a alface, alcachofra, melão, banana, espinafre, abacate, maçã, cenoura, ameixa, abóbora e beterraba.
Quantidade Diária Recomendada De Vitamina C
Alimentos ricos em vitamina c
quando tomar suplementos de vitamina c
o suplemento de vitamina c é indicado principalmente para quem apresenta sintomas de falta de vitamina c no organismo, como cansaço, sangramento na pele e gengiva, que são um dos sintomas da doença escorbuto. O suplemento de vitamina c também pode ser útil para:
evitar e combater as marcas roxas que podem surgir na pele em pequenas lesões;
acelerar a recuperação de praticantes de atividade física e atletas, auxiliando no ganho de massa muscular;
fortalecer o sistema de defesa do corpo, prevenindo gripes e resfriados e outras doenças;
fortalecer os ossos, porque ela contribui na produção e absorção de colágeno, prevenindo o enfraquecimento das articulações do corpo.
Veja mais alimentos que são ricos em colágeno e os que ajudam na produção de colágeno. Quando necessária, a suplementação da vitamina c deve ser orientada sempre por um médico ou nutricionista. Em temperaturas muito altas, a vitamina c dos alimentos é totalmente destruída.
Produtos
A vitamina c oferece proteção – é um dos vários antioxidantes no corpo que protegem contra os danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são libertados pelo metabolismo regular do corpo e podem também se formar quando se encontra exposto a toxinas como: o fumo do cigarro ou poluição atmosférica. A vitamina c ajuda a proteger as proteínas, gorduras, hidratos de carbono e materials genético, incluindo o adn, contra a oxidação dos radicais livres.
A vitamina c também ajuda na absorção de ferro. O corpo absorve mais ferro não-heme — a forma encontrada em alimentos vegetais, como espinafres, e em cereais ou pão — na presença de vitamina c. o ferro é necessário para reduzir o risco de deficiência de ferro e anemia por deficiência de ferro, condições que podem inibir a sua energia e reduzir a capacidade de concentração.
Handbook Msd
(ácido ascórbico) é essencial para a formação, crescimento e reparo de ossos, pele e tecido conjuntivo (que conecta outros tecidos e órgãos e inclui tendões, ligamentos e vasos sanguíneos).
Ela também é essencial para o funcionamento regular dos vasos sanguíneos. A vitamina c ajuda a manter dentes e gengivas saudáveis. A vitamina c também ajuda a curar queimaduras e ferimentos.
Boas fontes de vitamina c incluem frutas cítricas, tomate, batata, brócolis, morangos e pimentões.