Vitamina D: O Que É E Quais As Principais Fontes
Uma das principais funções da vitamina D é a manutenção da massa óssea. No entanto, a principal fonte desse nutriente é a exposição solar.
Quais Os Níveis Normais De Vitamina D?
A quantidade correta de vitamina D pode nos proteger contra uma variedade de condições, como câncer, diabetes tipo 1, esclerose múltipla e depressão. Embora não exista consenso sobre os níveis necessários dessa vitamina para uma saúde ideal, destaca-se que as quantidades diferem dependendo da idade e das condições de saúde. Em geral, uma concentração de menos de 20 nanogramas por mililitro é considerada inadequada, exigindo tratamento.
As diretrizes do Institute of Medicine aumentaram a dose diária recomendada de vitamina D para 600 unidades internacionais (UI) para todos com idades entre 1 e 70 anos, e aumentaram para 800 UI para adultos acima de 70 anos para otimizar a saúde óssea. O limite superior seguro também foi aumentado para 4.000 UI. Já para grupos de risco como idosos, gestantes, pacientes com osteomalácia, raquitismos, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos, a recomendação é que seja entre 30 e 60 ng/mL.
Tradicionalmente, a deficiência dessa substância era associada ao raquitismo, uma doença na qual o tecido ósseo não mineraliza adequadamente, ocasionando a formação de ossos moles e deformidades esqueléticas.
Quando O Suplemento É Indicado
A suplementação de vitamina D é indicada pelo médico com o objetivo de tratar algumas condições que podem estar relacionadas com baixas quantidades de vitamina D circulante no sangue, como:
Osteoporose;
Osteomalácia e raquitismo, que resultam no aumento da fragilidade e deformidade nos ossos;
Níveis muito baixos de vitamina D;
Baixos níveis de cálcio no sangue devido à diminuição dos níveis do hormônio da paratireoide, o paratormônio (PTH);
Baixos níveis de fosfato no sangue, como o que ocorre na Síndrome de Fanconi, por exemplo;
No tratamento da psoríase, que é um problema de pele;
Osteodistrofia renal, que ocorre em pessoas com insuficiência renal crônica devido à baixa concentração de cálcio no sangue.
Dose Recomendada Do Suplemento De Vitamina D
A tabela a seguir indica a dose recomendada para o tratamento e prevenção de algumas doenças:
Objetivo Necessidade de vitamina D3 Prevenção de raquitismo em bebês 667 UI Prevenção de raquitismo de bebês prematuros 1.334 UI Tratamento do raquitismo e da osteomalácia 1.334-5.336 IU Tratamento complementar da osteoporose 1.334- 3.335 UI Prevenção quando há risco de deficiência de vitamina D3 667- 1.334 UI Prevenção quando há má absorção 3.335-5.336 UI Tratamento para hipotireoidismo e pseudo hipoparatireoidismo 10.005-20.010 UI
É importante ter em mente que a dose recomendada deve ser indicada pelo profissional de saúde responsável e, por isso, é importante consultar o médico ou o nutricionista antes de consumir o suplemento.
Conheça mais sobre a vitamina D e suas funções. Contraindicações
O suplemento de vitamina D não deve ser usado pelas crianças, mulheres grávidas ou em fase de amamentação, pessoas com aterosclerose, histoplasmose, hiperparatireoidismo, sarcoidose, hipercalcemia, tuberculose e por pessoas com insuficiência renal sem orientação médica.
O Que É Vitamina D?
A vitamina D é uma substância lipossolúvel (solúvel em gorduras).
Porém, como seu título já estava consolidado, preferiu-se manter a nomenclatura original. Sua função mais conhecida está na manutenção da saúde dos ossos, pela metabolização do cálcio e ácido fosfórico, porém ela faz muito mais do que isso. Ela é absorvida pelo intestino, mas a principal fonte de captação da substância no corpo é a pele, a partir da exposição pela luz solar.