11338775 9584828040720049

Zinc Chloride Formula

Cloretos de zinco, dos quais nove formas cristalinas são conhecidas, são cristais incolores ou brancos e altamente solúveis em água. Cloreto de zinco encontra grande aplicação em processamento de têxteis, fundentes em metalurgia, e sínteses químicas, como agente desidratante. Cloreto de zinco é o composto químico com a fórmula ZnCl2 e seus hidratos.

Índice

Estrutura e propriedades básicas do cloreto de Zinco[editar | editar código-fonte]

Por exemplo, soluções preparadas de qualquer das formas polimórficas de ZnCl2 assim como outros haletos (brometo, iodeto) e o sulfato podem frequentemente ser usados intercambialmente para a preparação de outros compostos de zinco. Então, embora muitos sais de zinco tenham diferentes fórmulas e diferentes estruturas cristalinas, estes sais comportam-se muito similarmente em solução aquosa. Em solução aquosa, cloreto de zinco se dissocia completamente em Zn2+.

RELATED:  How Fast Probiotics Work

Preparação e purificação[editar | editar código-fonte]

Tais amostras podem ser purificadas por extração em dioxano quente, o qual é filtrado a quente e o filtrado é esfriado para evitar um precipitado de ZnCl2.Amostras anidras podem ser purificadas por sublimação em corrente de gás cloreto de hidrogênio, seguido por aquecimento a 400 °C em uma corrente de gás nitrogênio seco. Amostras comerciais de cloreto de zinco tipicamente contém água e produtos da hidrólise da substância. Finalmente, o mais simples método constitui-se no tratamento do cloreto de zinco com cloreto de tionila.[3]

Onde se usa?[editar | editar código-fonte]

Em processamento de têxteis[editar | editar código-fonte]

Considerações de segurança[editar | editar código-fonte]

Soluções concentradas são ácidas e corrosivas e especificamente atacam celulose e seda como ácidos de Lewis. Precauções que se aplicam a ZnCl2 anidro são aquelas aplicáveis a outros haletos metálicos, i.e. a hidrólise pode ser exotérmica e o contato deve ser evitado. Ver MSDS na tabela de informações da substância e nas ligações externas.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *