A seguir, entenda melhor o que é o ZMA e quando vale a pena investir no suplemento para obter seus benefícios:
O que é o ZMA?
Trata-se de um suplemento que combina os minerais zinco ( zinc monomethionine aspartate ) e magnésio (magnesium aspartate), que dão origem ao nome, além da vitamina B6.
Para que serve?
Portanto, em teoria, o suplemento teria a proposta de potencializar a síntese dessas substâncias no organismo, contribuindo para atletas e esportistas obterem melhores resultados no ganho de massa muscular e na composição corporal. Mas isso ainda não foi cientificamente comprovado em quem se alimenta adequadamente.
O ZMA funciona?
Isso acontece porque o aumento da massa muscular também depende de vários outros fatores para acontecer, como o consumo adequado de calorias, água e proteínas, um treinamento com carga e quantity específicos para hipertrofia, um descanso apropriado and many others. Por outro lado, a suplementação do ZMA parece surtir “um certo efeito” em pessoas com deficiência desses nutrientes, como mostra uma análise publicada no Journal of Train Physiology. A conclusão é que a falta desses nutrientes no organismo realmente impacta nos resultados dos exercícios, mas consumi-los em níveis elevados não traz uma resposta maior.
Para quem o ZMA é indicado?
Antes de investir no suplemento, é importante se consultar com um nutricionista, médico nutrólogo ou médico do esporte, que vai avaliar a alimentação e solicitar exames de sangue para checar o nível desses micronutrientes no corpo do paciente. Se confirmada a deficiência, o profissional pode optar por ajustar a alimentação ou iniciar a suplementação, que deve ser feita de forma individualizada e acompanhada.
Quais as principais funções do zinco no organismo?
O zinco e o magnésio estão envolvidos no metabolismo da glicose, contribuindo para modular a captação de glicose pelos músculos e prevenir um quadro de resistência à insulina e de diabetes descontrolada, além de serem usados na síntese de testosterona e GH, como já falamos, que favorecem o aumento de força e massa muscular.
Quais as principais funções do magnésio no organismo?
Como falamos, junto com o zinco, o magnésio está envolvido no metabolismo da glicose, contribuindo para modular a captação de glicose pelos músculos e prevenir um quadro de resistência à insulina e de diabetes descontrolada, além de serem usados na síntese de testosterona e GH.
Quais as funções da vitamina B6?
O nutriente também está envolvido na formação da bainha de mielina — estrutura que reveste os nervos e é responsável por transmitir os impulsos nervosos — por isso mesmo que, em níveis adequados, ele contribui para estimular a concentração, a memória e a atenção.