O que é benzetacil?
Atenção: este texto não pretende ser uma bula da penicilina benzatina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.
Indicações – Para que serve?
Isso significa que não está habitualmente indicado o uso do benzetacil para o tratamento da pneumonia, da sinusite ou da otite, por exemplo, pois as bactérias causadoras dessas infecções, como o Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenzae, costumam ser resistentes a esse antibiótico.
Posologia
Os casos de neurosífilis não devem ser tratados com penicilina benzatina, mas sim com penicilina G cristalina ou penicilina G procaína.
Efeitos colaterais
Os outros efeitos adversos da penicilina benzatina são semelhantes aos das demais formas de penicilina, como náuseas, dor no estômago, diarreia, tonturas e candidíase vaginal.
Contraindicações
O Benzetacil pode ser administrado em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal, já que não há estudos que indiquem a redução do efeito da pílula (leia: Antibióticos cortam o efeito da pílula anticoncepcional?).
Interações medicamentosas
Outros fármacos cuja associação com o benzetacil deve ser evitada são: