BCAA
O que é BCAA?
BCAA é a sigla para branched-chain amino acids que, em uma tradução simples, significa aminoácidos de cadeia ramificada. Representa uma cadeia formada por três aminoácidos que não são produzidos naturalmente pelo organismo humano – leucina, isoleucina e valina. Cada um desses componentes do suplemento BCAA possui implicações metabólicas específicas.
De modo geral, enquanto a leucina tem relação com o início do processo de síntese proteica, a valina e a isoleucina estão ligadas ao sistema imunológico, garantindo o seu bom funcionamento. Quando falamos sobre esses aminoácidos, estamos nos referindo a nutrientes capazes de melhorar o desempenho atlético e beneficiar a saúde. Saiba mais sobre o que é BCAA, para que serve e benefícios.
Para que serve a BCAA?
Rico em nutrientes, o BCAA ajuda na recuperação após os exercícios físicos, auxilia na síntese de proteínas, colabora com o sistema imunológico, evita a fadiga muscular e pode estimular a liberação de insulina. Para os atletas que desejam ganhar músculo, o suplemento ajuda a aumentar a massa magra. Esse papel é elementary para a hipertrofia, controle de peso e diminuição do cansaço durante e depois da atividade.
Como escolher o BCAA? – “bcaa aminos”
O BCAA pode ser apresentado de diferentes formas de acordo com a sua formulação. Um dos fatores que diferencia os tipos de BCAA é a razão entre os três aminoácidos que o compõem. A Progress Dietary supplements possui três versões do suplemento: 10-1-1, 5-1-1 e 2-1-1. O primeiro número está sempre ligado à leucina e sua proporção em relação aos outros dois aminoácidos (números seguintes). Ou seja, na versão 10-1-1, há 10 partes de leucina para 1 parte de isoleucina e 1 parte de valina, e assim por diante.
BCAA: benefícios
Confira os benefícios do BCAA:
Quando tomar BCAA?
O BCAA é melhor aproveitado quando consumido nas refeições pré-treino e pós-treino, garantindo que os nutrientes estejam à disposição do organismo todo o tempo. Antes dos exercícios, o suplemento age como fonte de energia, melhorando a efficiency e permitindo treinos mais intensos. Após as atividades, o BCAA estimula a produção insulínica, com efeito para o melhor transporte dos nutrientes para todo o corpo, e garante uma recuperação mais eficaz.
Como tomar BCAA?
Tendo em vista que o BCAA possui propriedades que conferem um gosto um pouco mais amargo ao produto, a sugestão é tomar BCAA com sucos, vitaminas e shakes para consumir o suplemento. Além disso, para potencializar os resultados, aposte no consumo com proteínas ou outros suplementos termogênicos.