Cada vitamina B é um cofator (geralmente uma coenzima) para os principais processos metabólicos ou é um precursor necessário para fazer um.
Índice
Fonte[editar | editar código-fonte]
Os idosos e atletas podem precisar para complementar sua ingestão de
B
12
{displaystyle B_{12}}
e outras vitaminas B devido a problemas na absorção e aumento das necessidades de produção de energia.[carece de fontes?] Ambos diabéticos tipo 1 e tipo 2 também podem ser aconselhados a suplementar tiamina com base na alta prevalência de baixa concentração plasmática de tiamina e no aumento da depuração de tiamina associada ao diabetes.[14] Nos casos de deficiência grave, as vitaminas B, especialmente
B
12
{displaystyle B_{12}}
, também podem ser administradas por injeção para reverter deficiências.[13][fonte confiável?]
Lista de vitaminas do complexo B[editar | editar código-fonte]
Nota: Outras substâncias que antes se pensavam serem vitaminas receberam números no esquema de numeração da vitamina B, mas foram posteriormente descobertas como não essenciais para a vida ou fabricadas pelo organismo, não atendendo aos dois qualificadores essenciais para uma vitamina. Para os números 4, 8, 10, 11 e outros, consultar a seção “Compostos relacionados”.
Funções moleculares[editar | editar código-fonte]
Deficiências[editar | editar código-fonte]
Várias doenças nomeadas por deficiência de vitamina podem resultar da falta de vitaminas B suficientes. A deficiência de outras vitaminas do complexo B resulta em sintomas que não fazem parte de uma doença de deficiência denominada.
Efeitos colaterais[editar | editar código-fonte]
Como as vitaminas B solúveis em água são eliminadas na urina, tomar grandes doses de certas vitaminas B geralmente produz apenas efeitos colaterais transitórios (a única exceção é a piridoxina). Esses efeitos colaterais são quase sempre causados por suplementos alimentares e não por alimentos. Efeitos colaterais gerais podem incluir inquietação, náusea e insônia.