O colágeno (português brasileiro) ou colagénio (português europeu) é uma proteína de importância basic na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo[1], sendo responsável por grande parte de suas propriedades físicas.
Índice
Características Gerais dos Colágenos[editar | editar código-fonte]
Como a maioria de sua estrutura é composta dos 3 tipos de aminoácidos já citados, o colágeno é uma boa “fonte de proteínas”, apesar de não oferecer todos os aminoácidos essenciais necessários à boa alimentação.
Classificação quanto ao Tipo[editar | editar código-fonte]
Está presente na cartilagem.
Classificação quanto estrutura e função[editar | editar código-fonte]
O colágeno líquido pode ser obtido através da exclusão da etapa de secagem do colágeno hidrolisado ou da diluição do colágeno em pó. É necessário conferir a concentração do produto para analisar a relação custo/benefício. Normalmente essa apresentação requer a necessidade de conservantes e agentes de sabor.
Biossíntese do Colágeno Tipo I[editar | editar código-fonte]
7. A estrutura fibrilar é reforçada pela formação de ligações covalentes entre as moléculas de tropocolágeno. Este processo é catalisado pela ação da enzima lisil oxidase (enzima que oxida a lisina), que também atua no espaço extracelular.
Fibras de Colágeno Tipo I[editar | editar código-fonte]
Ao microscópio de luz as fibras colágenas são basófilas e se coram em rosa pela eosina, em azul pelo tricromico de Mallory, em verde pelo tricromico de Masson e em vermelho pelo Sirius purple.
Fibras Reticulares[editar | editar código-fonte]
O pequeno diâmetro e a disposição frouxa das fibras reticulares criam uma rede flexível em órgão que são sujeitos a mudanças fisiológicas de forma ou quantity, como as artérias, baço, fígado, útero e camadas musculares do intestino. As fibras reticulares são particularmente abundantes em músculo liso, endoneuro e nas trabéculas dos órgãos hematopoéticos como o baço, nódulos linfáticos, medula óssea vermelha. As finas fibras reticulares constituem uma delicada rede ao redor de células de órgãos parenquimatosos como as glândulas endócrinas.