Publicada em: 08 de Outubro de 2018
Modificada em: 13 de Abril de 2021
A vitamina C pura tem benefícios para a pele que muita gente nem sabe que existem! Desde o rejuvenescimento da pele à melhora da sua textura, essa substância, também conhecida como ácido ascórbico, entrega várias vantagens para o rosto. O ativo age combatendo a ação dos radicais livres – moléculas instáveis que são estimuladas pela radiação photo voltaic, poluição, tabagismo, entre outros fatores – e, consequentemente, prevenindo o aparecimento dos sinais do envelhecimento precoce – como a flacidez, manchas e rugas. O DermaClub entrevistou o seu time de dermatologistas, que esclareceu todas as curiosidades desse ingrediente – desde vantagens, produtos, como incluir no seu dia a dia até os mitos e verdades sobre a vitamina C. Veja só!
De acordo com a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, a vitamina C, também chamada de ácido L-ascórbico, que não é produzida pelo nosso organismo, ou seja, precisamos ingerí-la ou aplicá-la topicamente, para que o nosso organismo e pele consigam aproveitar seus benefícios. “Entre outras funções, ela tem um papel muito importante na melhora da imunidade, na saúde dos olhos e da pele”, esclareceu.
– Neutraliza a ação dos radicais livres;- Potencializa a proteção do filtro photo voltaic;- Previne e trata as rugas finas e linhas de expressão;- Ajuda no clareamento de manchas na pele;- Deixa a pele mais luminosa;- Ajuda na produção de novas fibras de colágeno e elastina;- Mantém a pele mais firme;- Previne o envelhecimento precoce.
Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o hyperlink, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!
A vitamina C é uma substância perfeita para ser utilizada topicamente, no rosto ou no colo, por exemplo. A pele é o órgão mais exposto às agressões externas diárias e a aplicação tópica da Vitamina C garante maior quantidade dessa substância na pele aproveitando todos os seus benefícios. Segundo a dermatologista Katleen Conceição, do Rio de Janeiro, o ativo garante uma ação antioxidante muito forte. “Existem até pesquisas mostrando que seu uso tópico colabora para a diminuição dos radicais livres – moléculas instáveis geradas pelo estresse, poluição, noites mal dormidas, entre outros”, explicou. Além disso, a vitamina C também ajuda a clarear a pele e deixá-la mais luminosa, já que possui ação inibidora de formação de melanina, prevenindo o surgimento de manchas.
Produtos relacionados
3.1. Vitamina C + Vitamina E
A fusão dessas duas vitaminas antioxidantes potencializa os seus benefícios para a pele. A dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, esclarece que “ambas diminuem a formação de radicais livres, fortalecendo a imunidade das células. A combinação minimiza, com ainda mais vigor, a formação de rugas e o ressecamento da pele”. A profissional ainda enfatizou que essas substâncias ainda oferecem outros benefícios além da capacidade antioxidante: a vitamina C é um ativo clareador – bem mais do que o óleo de rosa mosqueta -, enquanto a vitamina E age como um poderoso hidratante na pele.
3.2. Vitamina C + Filtro photo voltaic
Os produtos com vitamina C também podem ser usados ao longo do dia em conjunto com o filtro photo voltaic. A parceria desses dermocosméticos é perfeita para potencializar a fotoproteção contra os raios UV e dos poluentes, além de proteger o rosto de problemas como o envelhecimento precoce e manchas de melasma.
– Laranja;- Morango;- Camu-camu;- Acerola;- Limão;- Brócolis;- Pitaya.
– Sérum;- Creme anti-idade;- Filtro photo voltaic;- Hidratante;- Suplementos;
5.1 Como incluir vitamina C na rotina de cuidados com a pele:
O tratamento com a vitamina C pode ser iniciado desde cedo, sendo uma excelente opção para os primeiros cuidados da pele, a partir das 20 anos, por exemplo, idade que costuma surgir os primeiros sinais do envelhecimento. Porém, a Dra. Katleen Conceição explica que o mais importante é se informar com o dermatologista para identificar quais são as necessidades da sua pele. “Além da aplicação tópica, em diferentes texturas de dermocosméticos, a substância também pode ser ingerida, conferindo uma potente ação antioxidante”, comentou.
5. 2. Como usar a vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele – “n+ professional vitamin c serum”
Opção 1) De manhã, junto com o filtro photo voltaic para potencializar a proteção contra os raios solares e poluição, proporcionando um efeito antioxidante;
Opção 2) À noite, antes de dormir, depois de lavar o rosto para tratar as manchas de pele, rugas, linhas de expressão e outros sinais do envelhecimento.
A vitamina C apresenta propriedades que auxiliam no clareamento da pele por inibir a formação de melanina – enzima que aumenta a pigmentação. Está comprovado que a substância ajuda a clarear manchas de pele, como o melasma e marcas de pimples. Se você apresenta algum desses problemas, consulte seu dermatologista para incluir um produto com vitamina C na sua rotina de cuidados.
O uso tópico de vitamina C também pode reduzir a degradação e estimular a produção de novas fibras de colágeno, além de melhorar a hidratação e o viço da pele. Para prevenir ou tratar a flacidez, rugas e linhas de expressão, esse ingrediente é o melhor aliado.
Segundo a dermatologista Flávia Addor, de São Paulo, a vitamina C pode ser usada em qualquer tipo de pele, já que não está presente apenas nos dermocosméticos com textura oleosa. “O que deve diferir é o veículo onde será oferecida, para não aumentar a carga oleosa da pele. Séruns ou géis são os mais adequados para este tipo de pele”, esclareceu.
Ou seja, o ativo não aumenta a oleosidade, por outro lado, é importante saber que o veículo do produto deve ser sempre o menos pesado possível.
8.1. Vitamina C para a pele oleosa e sensível
Para quem tem a pele oleosa e sensível ao mesmo tempo, é importante apostar em um produto que tenha a textura e os ativos certos em sua composição. Ou seja, além da vitamina C, o dermocosmético precisa ter substâncias que controlem a oleosidade – como alguns tipos de ácidos – e, ao mesmo tempo, que previnam a sensibilidade da pele que pode ser causada por esses ingredientes adstringentes. Entre os ingredientes, podemos citar:
– Ácido salicílico que promove uma leve esfoliação e secativa
– Neurosensine, com suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias
– Água Termal com propriedades suavizantes
9. 1. A vitamina C neutraliza os efeitos dos radicais livres na pele.
Verdade! A vitamina C é um forte antioxidante e protege a pele contra a ação dos radicais livres. Portanto, para evitar os impactos dessas agressões e prevenir o envelhecimento precoce, aposte no uso de dermocosméticos com esse ativo o quanto antes.
“n+ professional vitamin c serum”