Na suplementação com o BCAA, efeitos colaterais podem surgir. Confira no guia a seguir mais informações sobre o suplemento, riscos, cuidados essenciais e muito mais.
As proteínas são compostas por 20 tipos de aminoácidos diferentes. Nos seres humanos, 9 desses aminoácidos são nomeados de essenciais por não serem produzidos pelo próprio corpo e, por isso, precisam ser ingeridos por meio da alimentação. Entre eles, existem ainda os aminoácidos de cadeia ramificada, ou BCAA, formado por um grupo de três aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina.
Esses aminoácidos podem ser ingeridos através de diversas fontes alimentares, com mais abundância na proteína animal (carne, ovos e leite) ou na forma de suplementos alimentares.
No Brasil, os BCAAs são um dos suplementos mais consumidos por praticantes de musculação e demais atletas, perdendo apenas para os wheys. Devido à grande fama, muitas pessoas iniciam a suplementação com a substância sem antes se informarem se existem no BCAA efeitos colaterais.
Para usufruir apenas das consequências positivas do suplemento, confira mais informações abaixo sobre ele, seus efeitos no organismo e cuidados importantes durante a suplementação.
O que é BCAA?
BCAA é, na verdade, uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, nome em inglês dado à Aminoácidos de Cadeia Ramificada.
O suplemento, comercializado na forma de pó, cápsulas, líquido ou injetável, é um composto que carrega leucina, valina e isoleucina, três aminoácidos essenciais bastante presentes nos músculos, e que correspondem, em média, a 35% da quantidade complete de aminoácidos das proteínas musculares, tornando-os fundamentais para o desenvolvimento muscular.
Mesmo que estejam presentes em diversos alimentos, a suplementação com o BCAA é indicada para indivíduos fisicamente ativos, praticantes de musculação e de outras modalidades esportivas, já que possuem uma demanda de nutrientes maior, incluindo de aminoácidos.
Para que serve o BCAA?
A principal função do BCAA no corpo é de promover o anabolismo, combater o catabolismo e acelerar a recuperação muscular através da síntese de proteínas.
Os aminoácidos de cadeia ramificada também servem para melhorar o transporte de nitrogênio – uma substância basic para sintetizar aminoácidos para serem usados na construção de novas fibras musculares -, common os níveis de açúcar (glicose) no sangue, pois estimula a produção da insulina – hormônio responsável por promover a entrada da glicose nas células – e na redução da fadiga.
Todos esses fatores, além de ajudarem na manutenção da massa magra, também melhoram o desempenho do atleta durante os exercícios físicos, diminuem os danos musculares e maximizam os resultados na hipertrofia.
Quais são os efeitos do BCAA no organismo?
Conheça abaixo mais alguns efeitos do suplemento no corpo.
BCAA emagrece? – “o que a bcaa faz”
O BCAA é um suplemento usado para impedir o catabolismo muscular, ou a perda de massa magra, causado pelo estresse gerado durante os exercícios físicos e promover o anabolismo muscular (construção dos músculos).
Essa função do composto faz com que muitas pessoas tenham dúvidas se ele é capaz de engordar (por ser anabólico) ou de emagrecer. Mas, a verdade é que o suplemento não é capaz de nada disso.
No anabolismo, o corpo passa a sintetizar as moléculas, favorecendo a hipertrofia muscular. Porém, isso só ocorrerá associado a exercícios físicos e a uma dieta adequada. O BCAA não engorda, pois não contém carboidratos e gorduras suficientes para isso.
Agora, BCAA emagrece? A resposta é não. A maioria dos suplementos que aceleram ou ajudam na perda de peso são chamados de termogênicos. O BCAA não possui efeito termogênico e, por isso, não emagrece.
Mesmo que não emagreça, ainda assim o BCAA pode contribuir com uma dieta de emagrecimento. Como o suplemento possui ação anti-catabólica, ele ajuda a preservar a massa magra enquanto ocorre a perda de gordura.
BCAA faz mal para o coração?
O BCAA é pure, então não tem como o mesmo fazer mal para o organismo. Muitas pessoas caem em mitos onde dizem que o BCAA faz algum mal só porque ele foi sintetizado em laboratório.
O problema está no consumo exagerado do suplemento ou sem orientação de um profissional de nutrição. Quando ocorre a ingestão inadequada do BCAA, alguns estudos mostraram que o acúmulo crônico dos aminoácidos no corpo, pode suprimir o metabolismo da glicose, podendo levar a uma injúria isquêmica cardíaca, aumentando o risco de problemas cardiovasculares.
No entanto, vale destacar que esse efeito colateral pode vir a acontecer em dois cenários: em indivíduos que já apresentam problemas no metabolismo da glicose ou em pessoas que ingerem inadequadamente o suplemento de BCAA.
BCAA causa impotência?
O BCAA é um suplemento pure, composto por aminoácidos essenciais importantes para o bom funcionamento do organismo. Ainda assim, é regular que surjam diversos mitos sobre seus efeitos. Portanto, vale ressaltar: esse suplemento, ao contrário dos esteroides anabolizantes (esses sim causam), não causa impotência e pode ser consumido tranquilamente.
BCAA aumenta a massa muscular?
Diretamente, o BCAA não é o responsável por aumentar a massa muscular. Porém, ele contribui para que a construção dos músculos aconteça rapidamente e de forma muito mais satisfatória e potencializada.
Os aminoácidos de cadeia ramificada, principalmente a leucina, atuam aumentando a síntese de proteínas, restaurando as microlesões musculares causadas pelo treino e impedindo o catabolismo muscular e, assim, contribuindo com o ganho de massa magra.