A sigla BCAA, que em inglês significa “Branched Chain Amino Acids” ou, em português, “Aminoácidos de Cadeia Ramificada”, agrupa três aminoácidos essenciais, leucina, valina e isoleucina, os quais o corpo não possui autonomia para produzir e precisam ser adquiridos através da alimentação ou de suplementos.
Embora diversas fontes alimentares, principalmente de proteína animal (carnes, ovos e leite), forneçam boas quantias de aminoácidos, os indivíduos que levam uma rotina mais agitada, com treinos intensos e que exigem extremo esforço físico, necessitam da ingestão further de diversos nutrientes, incluindo os BCAA’s.
Atualmente, os BCAA’s podem ser encontrados em diferentes versões: cápsulas, em pó, líquido ou injetável.
As formas mais comuns do suplemento – e também as mais consumidas – são em cápsulas e em pó, por oferecem mais praticidade e ofertarem um melhor custo x benefício.
Sabendo que as cápsulas e em pó são as melhores alternativas para suplementar o BCAA, ainda fica a dúvida: qual o melhor? E mais: qual a concentração e proporção supreme dos aminoácidos do suplemento?
Essas e outras informações podem ser obtidas no nosso guia completo sobre o BCAA: qual o melhor? Aproveite a leitura e ainda confira no ultimate uma lista com os melhores BCAA’s do mercado em 2019.
BCAA em pó ou em cápsula, qual é o melhor?
Antes de saber um pouco mais sobre cada tipo de BCAA (pó e cápsula) é importante saber que não há evidências cientificas que comprovem que um é melhor do que o outro quando o objetivo é melhorar o desempenho esportivo e potencializar o ganho de massa muscular.
O que os difere, além da apresentação de cada um, é o seu grau de pureza e a velocidade de absorção pelo corpo.
Portanto, na hora de escolher entre o BCAA em pó e o BCAA em cápsula, leve em consideração as vantagens e desvantagens de ambos, a sua rotina de treinos, tempo que leva para ser absorvido e entre outras questões.
BCAA em pó
O BCAA em pó possui um grau de pureza maior do que as cápsulas. O motivo é que o pó dispensa a adição de excipientes para a fabricação do suplemento, resultando em uma concentração mais alta de aminoácidos por grama do produto.
Outro ponto a ser considerado é a velocidade de absorção. A versão em pó tem uma digestão mais rápida e, por isso, os aminoácidos são rapidamente absorvidos pelo organismo.
Falando ainda em benefícios do BCAA em pó, o seu custo é mais acessível do que as cápsulas, aliviando o bolso de quem também investe em outros suplementos e tem o orçamento mais apertado.
A versão em pó possui duas desvantagens apenas: o seu sabor amargo e o fato de precisar ser diluído.
O suplemento precisa ser misturado em uma coqueteleira com água ou outro líquido da sua preferência antes de ser consumido, demandando um tempo a mais de quem leva uma rotina atarefada.
BCAA em cápsula
A principal vantagem das cápsulas de BCAA é que elas são apresentadas em uma concentração entre 500mg a 1000mg, o que facilita o controle das quantias ingeridas dos três aminoácidos presentes na fórmula.
Outra vantagem do BCAA em cápsulas é a praticidade. Por necessitarem de apenas um gole de água para serem ingeridos, eles se tornam mais práticos no dia a dia de quem não tem muito tempo.
Apesar dos benefícios, essa versão também tem o lado não tão authorized.
Como as cápsulas não são feitas apenas de aminoácidos puros, pois precisam de outros elementos para manter a sua forma, o seu grau de pureza é menor.
Além disso, a absorção costuma demorar um pouco mais do que o suplemento em pó.
Vale levar em consideração também que, pelo fato da cápsula ter uma quantidade limitada de aminoácidos, será necessário ingerir mais de um comprimido por vez, o que nem sempre é confortável, além de aumentar os riscos de uma irritação no estômago.
Qual a melhor concentração de BCAA?
A melhor concentração de BCAA é aquela que tem mais leucina na composição.
O motivo é a leucina ser a sinalizadora do m-TOR (mamalian traget of rapamicin), um ativador da síntese proteica pela célula, que cria um ambiente perfeito para o anabolismo.
Pela lógica, então, bastaria consumir apenas leucina para ter bons resultados no ganho de massa magra? É aí que muitos se enganam!
Os outros componentes da fórmula (valina e isoleucina) também desempenham papéis importantes no desenvolvimento muscular.
A valina, por exemplo, está ligada a diminuição da fadiga e das dores musculares tardias (DOMS) durante e após o treino.
Já a isoleucina é a responsável por facilitar a resposta insulínica. Lembrando que é através desse hormônio (insulina), que a glicose entra na célula e carrega, junto de si, os aminoácidos.
Qual a melhor proporção de BCAA?
Dentre os três aminoácidos essenciais presentes no BCAA, a leucina é a mais importante, mas não deve ser ingerida isoladamente, como vimos anteriormente.
Segundo estudos científicos, para que os resultados sejam satisfatórios, recomenda-se que o suplemento alimentar tenha duas partes de leucina para uma parte de valina e isoleucina.
Ou seja, a proporção deve ser de 2:1:1.
Os aminoácidos de cadeia ramificada com maior concentração de leucina, como alguns que chegam a 8:1:1 ou 10:1:1, além de terem um preço mais elevado, devem ser suplementados apenas com orientação de um profissional em nutrição.
Qual o melhor BCAA para iniciantes? – “top bcaa 2019”
Se você é iniciante na musculação ou em outra prática esportiva, mas treina regularmente, o uso de suplementos alimentares, como o whey protein e o BCAA, já é indicado para melhorar a sua efficiency física e acelerar seus resultados no ganho de massa magra.
Entre os BCAA’s disponíveis no mercado, a maioria são indicados tanto para iniciantes quanto para atletas de alta efficiency.
Portanto, basta escolher um que seja na proporção 2:1:1 ou que se aproxime desse valor.
Confira a lista com os melhores BCAA’s do mercado em 2019
Entre as melhores marcas do suplemento, destacam-se o BCAA Optimum Vitamin (especialmente o bcaa 1000 on optimum diet), Probiótica, Atlhetica Vitamin, IntegralMedica e Max Titanium.
Veja aqui a lista com os melhores BCAA’s do mercado em 2019!
Artigos Recentes