Este suplemento pode ser comprado em farmácias, lojas de produtos naturais ou supermercados na forma de comprimidos, com vários nomes comerciais como Calcium D3, Fixa-Cal, Caltrate 600+D ou Os-Cal D, por exemplo, que devem sempre ser tomados sob orientação médica.
Para que serve
No caso da osteoporose, além do suplemento, alguns alimentos ricos em cálcio como a amêndoa também podem ajudar a aumentar os níveis de cálcio no sangue, prevenindo e tratando a osteoporose. Confira os benefícios da amêndoa para a saúde.
Como tomar
As doses desses suplementos podem ser modificadas conforme a orientação do médico ou do nutricionista. Por isso, é importante fazer um acompanhamento médico ou nutricional antes de iniciar o uso do suplemento de cálcio e vitamina D.
Possíveis efeitos colaterais
O suplemento de cálcio e vitamina D também pode causar alergia e, neste caso, é aconselhado interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba mais sobre sintomas de anafilaxia.
Quem não deve usar
O uso do suplemento de cálcio e vitamina D na gravidez, no aleitamento e em pacientes com pedra nos rins deve ser feito sob orientação médica.