Truth is we’ve been delaying this article for a while until we had enough information & facts to allow us to enlighten our readers. Hopefully by the end of this article you’ll have no doubts about this subject.
Para Que Serve
Saiba quais devem ser os valores recomendados para cada tipo de colesterol;
Melhorar o humor;
Prevenir a osteoporose;
Manter a pele saudável;
Melhorar as funções da imunidade e prevenir alguns tipos de câncer.
Como Tomar
Geralmente, a dose recomendada do suplemento de ômega 3, 6 e 9 é de 1 a 3 cápsulas por dia. No entanto, a dose necessária desses ácidos graxos é variável para cada pessoa e, além disso, as doses nas cápsulas podem variar de acordo com a marca, por isso, é recomendado consultar-se com o médico ou nutricionista para a indicação da dose ideal para cada pessoa.
Também é importante lembrar que, geralmente, o ômega 3 é o mais necessário para suplementação e deve estar em maior quantidade, pois o ômega 6 é facilmente encontrado na alimentação e o ômega 9 pode ser produzido pelo organismo. Além disso, os suplementos mais indicados são aqueles que contêm maiores quantidades de ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA) na sua composição. Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos principais efeitos colaterais do consumo de ômegas 3, 6 e 9 estão mais associadas ao consumo excessivo do suplemento, e podem ser dor de cabeça, dor abdominal, enjoo, diarréia e aumento dos processos inflamatórios, principalmente quando há consumo excessivo do suplemento.
Benefícios Dos Ômegas
Fazer uma alimentação rica em ômegas 3, 6 e 9 garante o bom funcionamento do cérebro, do sistema nervoso central, a manutenção da saúde dos olhos, além de melhorar a circulação de sangue e evitar inflamações nos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardiovasculares. Cada tipo de ômega tem os seguintes benefícios:
Ômega 3 : encontrados nos peixes, como o salmão, e sardinha, e nas sementes de linhaça e semente de chia, o ômega 3 tem propriedades anti-inflamatória e anticoagulante e, por isso, previne doenças, como derrame, infarto e câncer. Além disso, o ômega 3 também protege as células do sistema nervoso, ajudando a prevenir a depressão e o Alzheimer.
Conheça todos os benefícios do ômega 3 para a saúde;
: encontrados nos peixes, como o salmão, e sardinha, e nas sementes de linhaça e semente de chia, o ômega 3 tem propriedades anti-inflamatória e anticoagulante e, por isso, previne doenças, como derrame, infarto e câncer. O ômega 6 também ajuda a hidratar a pele, sendo usado para tratar doenças de pele, como dermatite e psoríase. Saiba onde encontrar e para que serve o ômega 6;
: o ômega 6 está presente nas gorduras vegetais como nozes, amêndoas ou amendoim e possui propriedades anti-inflamatórias, sendo muito importante para prevenir doenças como pressão alta, derrame e diabetes.
O ômega 6 também ajuda a hidratar a pele, sendo usado para tratar doenças de pele, como dermatite e psoríase. É importante lembrar que para se obter todos os benefícios com os ômega 3, 6 ou 9, é fundamental também manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.
Alimentos Ricos Em Ômega 3, 6 E 9
Saiba quais são os alimentos ricos em cada tipo de ômegas na tabela abaixo:
Ômega 3 Ômega 6 Ômega 9 Truta Castanha de caju Sementes de girassol Óleo de linhaça Amêndoas Avelã Sardinha Sementes de abóbora Macadâmia Sementes de linhaça Óleo de canola prensado a frio Óleo de soja Óleo de fígado de bacalhau Óleo de milho prensado a frio Azeite Nozes Nozes Óleo de abacate Sementes de chia Óleo de linhaça Amêndoa Anchova Óleo de soja Nozes Arenque Óleo de girassol prensado a frio Óleo de amêndoas Atum Sementes de girassol Abacate Peixe branco Avelã Óleo de coco
Quando o consumo de alimentos ricos em ômega 6, 3 e 9 é muito maior do que o recomendado, pode aumentar o risco de diabetes e doenças cardiovasculares.
No entanto, a dose recomendada varia de acordo com as necessidades nutricionais individuais, com o tipo de alimentação e com o estado de saúde atual. Por isso, esses suplementos só devem ser consumidos sob a orientação de um médico ou nutricionista. Os suplementos com ômega 6 não são recomendados para pessoas que têm convulsões ou doença obstrutiva pulmonar crônica.
Além disso, os suplementos com ômega 3, 6 e 9 podem interferir na ação de medicamentos, como anticoagulantes, quimioterápicos, ceftazidima, ciclosporina e fenotiazina, devendo, nestes casos, usar o suplemento somente sob avaliação de um médico.