Nutrientes que compõe o ZMA
A vitamina B6, atua no metabolismo dos aminoácidos, sendo mais requisitada ainda em praticantes de atividade física. Atua na enzima do fígado TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica) que gera energia para o músculo através do piruvato. Dentre suas diversas funções outra participação importante é na regulação do sono sendo co-fator dependente para substâncias neurotransmissores e hormônios indutores do sono. O sono é basic para a recuperação muscular e aumento de síntese de proteínas no músculo.
Benefícios do ZMA
Relaxa os músculos: Tanto a vitamina B6 quanto o magnésio, presentes no ZMA, proporcionam o relaxamento muscular. Estudos científicos recentes demonstraram melhoras como bruxismo, tensão muscular, dor de cabeça e melhora do funcionamento intestinal com o aumento da ingestão desses nutrientes.
Como consumir
O ZMA só pode ser ingerido após a orientação de médico nutrólogo ou de um nutricionista. Considerado os componentes envolvidos no ZMA, zinco, magnésio e vitamina B6, o melhor momento para ingestão seria antes do treino e antes de dormir.
Quantidade recomendada
No caso do zinco, a quantidade diária recomendada para os homens e mulheres adultas é 40 mg. Quanto ao magnésio a orientação é ingerir 350 ml.
A recomendação diária de vitamina B6 é de 1,3mg para homens e mulheres adultos de até 50 anos. Após esta idade, o valor sobe para 1,7mg para homens adultos e 1,5mg para mulheres adultas. Crianças necessitam de 0,5 a 0,6 mg por dia.
Cuidados ao consumir – “zinc magnesio y vitamina b6”
O ZMA costuma ser orientado para indivíduos que realizam atividade física de intensidade moderada a alta, como musculação, lutas, crossfit, treinamento funcional entre outros.
Efeitos colaterais
Uma possível sonolência pode surgir dependendo da quantidade dos nutrientes que uma dose tiver, pois, alguns dos componentes do ZMA promovem relaxamento muscular.
Riscos ao ingerir em excesso
Nos casos de indivíduos que possuem uma alimentação que já atinge as necessidades dos nutrientes contidos no ZMA, podem surgir sintomas de excesso desses componentes como diarreia, náuseas e vômitos ocasionados por uma irritação do trato gastrointestinal.
“zinc magnesio y vitamina b6”