Vitamins 696x496 1

vitamin c formula

 

Menu de navegação

 

Índice

 

Características físico-químicas[editar | editar código-fonte]

O ácido ascórbico (vitamina C) é um sólido cristalino de cor branca, inodoro, hidrossolúvel e pouco solúvel em solventes orgânicos. O ácido ascórbico presente em frutas e legumes é destruído por temperaturas altas por um período prolongado. Sofre oxidação irreversível, perdendo a sua atividade biológica, em alimentos frescos guardados por longos períodos.

 

Atividade biológica[editar | editar código-fonte]

Aos valores de pH normalmente encontrados no meio intracelular, o ácido ascórbico encontra-se predominantemente na sua forma ionizada, o ascorbato.

Uma das atividades mais importantes do ascorbato no organismo humano é a desidratação de resíduos de prolina no colágeno. O colágeno, uma proteína estrutural basic, necessita ter determinados resíduos de prolina na forma hidpararoxiprolina para manter uma estrutura tridimensional correta. A hidroxilação é feita pela enzima prolil-4-hidroxilase; o ascorbato não intervém diretamente nesta hidroxilação, pelo que é assumido que é necessário para reduzir o íon Fe3+ que participa na catálise enzimática (nesta, o íon passa do estado Fe2+ para Fe3+, sendo necessário ele dar o seu restabelecimento para novo ciclo catalítico).[5]

RELATED:  magnesium citrate cvs

Em plantas, o ascorbato encontra-se em concentrações relativamente elevadas (2 a 25 mM) e actua na desintoxicação do peróxido de hidrogênio. A enzima ascorbato peroxidase catalisa a redução do peróxido de hidrogénio a água, usando o ascorbato como agente redutor. Também é precursor dos íons tartarato e oxalato.

 

Na dieta humana[editar | editar código-fonte] – “vitamin c formula”

Tem os seguintes efeitos no organismo em doses moderadas:

A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por escorbuto.

É importante observar que a vitamina C (ácido ascórbico) é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir as frutas ou o suco fresco feito na hora, deste modo temos certeza que o teor de vitaminas está garantido. No caso das frutas deve-se levar em conta o estado das mesmas (cascas, cor e and many others.), pois caso estejam ‘feridas’ pode ser que já se encontre em estado avançado de reação e não tenha o ‘teor’ vitamínico que se deseja.

RELATED:  Probiotics With 50 Billion Cultures

 

Fontes alimentares[editar | editar código-fonte]

 

Suplementação[editar | editar código-fonte]

Ao se optar por uso de suplementos vitamínicos o splendid é escolher aqueles que contenham quantidades moderadas e aproximadas da dose diária recomendada.[7]

O uso prolongado de suplementação de vitamina C acarreta risco aumentado do desenvolvimento de nefrolitíase (cálculos renais) e litíase biliar (cálculos na vesícula).[8] É recomendada a suplementação moderada e intermitente (com períodos de descanso).

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *