Vitamins 696x496 1

vitamin d 3 5000

Vitamin D3 5000 UI é um suplemento alimentar excecional, que contém 5000 UI de vitamina D3 (a forma de vitamina D mais biodisponível) por cápsula de gelatina mole. É reforçado com óleo vegetal de girassol para maximizar a sua absorção.

A toma diária ou duas vezes por semana do suplemento Vitamin D3 5000 UI provoca rapidamente uma subida dos níveis circulantes de vitamina D, comprovada por análises ao sangue, e afeta positivamente as funções cardiovasculares, endócrinas, nervosas, imunes e cognitivas.

 

A quem se destina o suplemento alimentar Vitamin D3 5000 UI?

Os estudos mais recentes demonstram que a quase totalidade das pessoas (1-4) que vivem em latitudes médias e elevadas têm níveis de vitamina D inadequados(5-6) entre o mês de outubro e o mês de abril. Os níveis mais baixos são atingidos em março (7-8).

Vitamin D3 5000 UI destina-se a todos os que vivem em França, Itália, Alemanha, Espanha, Países Baixos, Portugal, Polónia, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos durante os meses de outono e inverno.

A vitamina D pode ser sintetizada pelo organismo por ação dos raios ultravioleta (UV-B) do sol. Contudo, as condições para que esta produção seja eficaz são reduzidas nas regiões temperadas do hemisfério norte devido, como é evidente, ao ângulo de elevação do sol e ao estado do tempo nestas estações, mas também ao nosso modo de vida urbano, já que nesta altura do ano não saímos à rua o suficiente e, muitas vezes, cobrimos demasiado o corpo para que a produção de vitamina D persista. O pico de produção cai rapidamente a partir do mês de novembro e as reservas são rapidamente esgotadas.

Vitamin D3 5000 UI também pode ser utilizado na primavera e no verão por várias categorias da população (40% das pessoas têm níveis inadequados durante estes períodos):

Para todas estas pessoas, Vitamin D3 5000 UI representa, muitas vezes, a by way of mais segura para fazer subir rapidamente os níveis de vitamina D e mantê-los ao longo de todo o ano.

RELATED:  Vitamin Hmb

 

Quais os efeitos da falta de vitamina D?

A vitamina D não é verdadeiramente uma vitamina, sendo que deveria ser considerada mais como uma hormona. Desempenha inúmeros papéis no organismo, entre os quais retemos mais frequentemente as ações decisivas na absorção intestinal do cálcio alimentar, respetiva fixação ao nível dos ossos, função muscular, preservação das funções cognitivas, sistema imunitário e renovação celular de inúmeros tecidos.

Os efeitos de uma carência podem passar despercebidos durante vários anos, mas revelam-se catastróficos a longo prazo: enfraquecimento dos ossos (osteomalácia), osteoporose, dores ósseas, fraqueza muscular, dores articulares (nomeadamente ao nível dos pulsos, tornozelos e ombros), enxaquecas, risco acrescido de depressão, insónias, perda de cabelo (10).

Pelo contrário, níveis ideais de vitamina D proporcionam inúmeros benefícios para a saúde:

 

Quais os aportes ideais de vitamina D?

Os níveis sanguíneos de vitamina D a partir dos quais estes benefícios são observados continuam a ser debatidos. Os dados mais recentes levam a crer que níveis circulantes superiores a 50 nmol/L, até 75 nmol/L, seriam os ideais para a saúde geral. Pelo contrário, níveis inferiores a 30 nmol/L foram associados a efeitos nefastos para a saúde.

Para atingir uma concentração sanguínea de mais de 75 nmol/L, é frequentemente necessário tomar um suplemento com uma dose diária de, pelo menos, 2000 UI. Ficou demonstrado que a toma diária de um suplemento de 3000 UI durante 8 semanas provocava uma concentração de mais de 75 nmol/L de 25(OH)D. (19-20)

Em 2010, mais de 40 investigadores internacionais lançaram um apelo para sensibilizar os médicos para a importância da vitamina D na prevenção da osteoporose e das doenças cardiovasculares. Recomendaram para toda a população ocidental (que vive nas latitudes médias) a toma de um suplemento de 1000 a 2000 UI, nomeadamente entre outubro e março.

E os aportes alimentares?

As fontes alimentares de vitamina D são muito limitadas. Contam-se principalmente as gorduras de origem animal e, nomeadamente, as dos peixes gordos, bem como alguns produtos alimentares enriquecidos artificialmente, como os laticínios e certos óleos vegetais e bebidas vegetais.

RELATED:  Best Probiotics To Fight Candida

Segundo o estudo francês SUVIMAX, a alimentação apenas forneceria, em média, 136 UI de vitamina D por dia. Os níveis circulantes provêm, portanto, sobretudo da produção endógena do organismo a partir dos raios UV-B.

 

De que forma Vitamin D3 5000 UI se demarca dos outros suplementos?

Vitamin D3 5000 UI é um suplemento alimentar excecional, que apresenta 3 grandes vantagens:

 

As perguntas mais frequentes dos internautas – “vitamin d 3 5000”

Com que frequência se deve tomar Vitamin D3 5000 UI?

Como a vitamina D é lipossolúvel, o organismo pode armazená-la nas gorduras quando os aportes são superiores às necessidades.

Teoricamente, é, portanto, possível ingerir mega-doses de vitamina D (100 000 a 500 000 UI) mensalmente ou até anualmente. Contudo, está demonstrado que doses diárias correspondem melhor à situação pure à qual o ser humano se adaptou. Doses fortes de vitamina D apresentam, aliás, vários efeitos negativos, como o aumento do risco de quedas e fraturas, infeções respiratórias (28), hipercalcemia (demasiado cálcio no sangue, com sintomas como obstipação) e diminuição da produção pure de melatonina (um mediador do sono).

Por isso, mais vale optar por um suplemento como Vitamin D3 5000 UI, que pode ser tomado diariamente (5000 UI por dia), de dois em dois dias (ou seja, 2500 UI por dia), duas vezes por semana (cerca de 1400 UI por dia) ou uma vez por semana (ou seja, cerca de 700 UI por dia).

Passei muito tempo ao sol este verão. Os meus níveis de vitamina D podem estar demasiado elevados?

Não. Passar longos períodos ao sol não aumenta os níveis de vitamina D para além de um determinado patamar. A exposição excessiva ao sol deteriora a pré-vitamina D3 (aquela que é convertida em D3 ao nível da pele) e a própria vitamina D3. Uma forte exposição ao sol durante o verão não será suficiente para manter os níveis adequados durante os meses de inverno.

O envelhecimento reduz a capacidade de produzir vitamina D?

As pessoas com mais de 50 anos de idade continuam a conseguir produzir vitamina D a partir dos raios de sol, mas – por várias razões – essa produção é menor e os níveis de vitamina D circulante têm tendência para ser mais fracos.

RELATED:  Collagen For Older Adults

Quais os benefícios da vitamina D nos problemas cognitivos?

Investigações demonstraram a presença de recetores hormonais da vitamina D (VDRs) nos neurónios e nas células gliais do hipocampo, hipotálamo, córtex e subcórtex, que são regiões cerebrais envolvidas no funcionamento cognitivo (29). A fixação da vitamina D nestes recetores desencadeia mecanismos protetores contra os processos envolvidos nos problemas neurocognitivos (30). A vitamina D tem igualmente um efeito antiatrófico, controlando a síntese de agentes neurotróficos, como o Nerve Progress Issue (NGF) ou o Glial cell line-Derived Neurotrophic Issue (GDNF) (31).

Estas propriedades poderiam explicar as observações segundo as quais níveis fracos de vitamina D nos idosos estão associados a problemas cognitivos (32-33) e à doença de Alzheimer. (34)

A análise de coorte InCHIANTI permitiu estabelecer uma ligação entre hipovitaminose D e problemas cognitivos, e mostrou que os idosos que tinham falta de vitamina D (<25 nmol/L) apresentavam um risco consideravelmente acrescido de declínio cognitivo global relativamente aos que tinham concentrações elevadas da vitamina (>75 nmol/L) (35). Este resultado foi confirmado por outros estudos prospetivos, nomeadamente a análise de coortes MrOS e SOF (37). Um estudo demonstrou até que consumir mais de 800 UI de vitamina D por dia permite dividir o risco de doença de Alzheimer por 5 após 7 anos (38).

Atenção: A maioria dos idosos apresenta uma hipovitaminose D, mas isso não quer dizer que todos irão desenvolver doença de Alzheimer. Por isso, é improvável que esta falta de vitamina D seja o único fator responsável pelo surgimento da doença de Alzheimer, e que a toma de um suplemento de vitamina D seja o suficiente para prevenir esta doença (42).

Como tomar Vitamin D3 5000 UI?

É imperativo tomar Vitamin D3 5000 UI durante a refeição mais rica em gorduras do dia. Esta precaução aumenta 30 a 60% a eficácia do suplemento. As gorduras propiciam a secreção de bílis, que aumenta a absorção da vitamina D.

Poderá verificar a eficácia de Vitamin D 5000 UI, perguntando ao seu médico qual a dosagem da 25-hidroxivitamina D (40) antes e depois da toma do suplemento, já que é o melhor biomarcador da vitamina D (41).

Atualização da redação: janeiro de 2019

 

Pacotes sinergia

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *